Novo rio de lava mais fluida se formou nas últimas horas e atinge mais residências em La Palma | TV CANÁRIAS/REPRODUÇÃO |
O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em uma nova fase eruptiva nas últimas horas e passou a expelir muita lava.
De acordo com o mais recente balanço do Instituto Geográfico da Espanha, o vulcão em oito dias de erupção já lançou à superfície mais de 46 milhões de metros cúbicos de lava.
A quantidade já ultrapassa em apenas uma semana o material que saiu da cratera da erupção do Teneguía, na mesma região, em 1971. Além de mais lava, a terra tremeu na região do vulcão. Até o começo da tarde desta terça-feira foram sete terremotos, sendo o mais forte com magnitude de 3,3.
Os abalos se situaram a dez quilômetros de profundidade.
De acordo com o instituto, a sismicidade e deformação vulcânicas estão estáveis, mas houve aumento da atividade eruptiva.
O órgão salientou ainda que a nuvem de cinzas se tornou mais alta e agora atinge mais de sete mil metros de altitude.
Nessa boca eruptiva sempre saiu mais lava fluida, entretanto desde o final da segunda-feira ela começou a vomitar lava sem parar.
O fato de a lava ser mais fluida faz com que ela tenha mais capacidade de se mover e ocupar terrenos, e por ser menos densa e rápida facilitará a chegada ao mar.
Fonte: https://metsul.com/erupcao-do-vulcao-entra-em-nova-fase-com-emissao-de-muita-lava/ .