Deputados e senadores disseram que colega parlamentar utilizava o Congresso como refúgio e celebraram a inelegibilidade dele
Deputado Daniel Silveira, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF)
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Políticos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL) festejaram, na noite desta quarta-feira (20), a condenação do deputado federal Daniel Silveira pela Corte.
O parlamentar foi considerado culpado por ataques feitos ao próprio Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros definiram, por 10 a 1, uma pena de 8 anos e 9 meses de prisão para o parlamentar, além da perda de mandato e da imposição de multa.
Daniel Silveira foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após divulgar um vídeo nas redes sociais com diversas ofensas e ameaças contra os ministros e as instituições.
No vídeo, de fevereiro de 2021, o parlamentar defendeu a volta do Ato Institucional (AI) 5, um dos instrumentos de repreensão da ditadura militar, para cassar ministros da Corte.
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) afirmou que 'o fodão vai ver o sol nascer quadrado'.
"Atenção valentões! Ameaçar e agredir, mesmo que verbalmente, integrantes do Supremo, vai em cana. Por 10 votos a 01, o Dep federal Daniel Silveira é condena a 8 anos e 9 meses de prisão. O “fodão” vai vê (sic) o sol nascer quadrado", disse ela.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmou que não há mais anistia para quem violar a Constituição.
"URGENTE!
STF condena o Bolsonarista Daniel Silveira por ameaças antidemocráticas. A liberdade de expressão ñ dá margem para cometimento de crimes. Que fique de lição! Ñ vai mais ter anistia p/ quem violar a CF, ameaçar as instituições e a nossa Democracia", disse nas redes.
A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) enfatizou o fato de a condenação deixar Daniel Silveira inelegível. Ele queria disputar as eleições para o Senado pelo Rio de Janeiro.
"INELEGÍVEL!
O STF acaba de condenar o deputado federal Daniel Silveira.
O bolsonarista pregou um novo golpe militar no país e estimulou atos antidemocráticos. #MarielleVIVE", disse, fazendo referência à vereadora assassinada no Rio de Janeiro. Daniel Silveira se notabilizar ao quebrar uma placa em homenagem à vítima.
O deputado federal David Miranda (PDT-RJ) também comemorou e disse que o colega usava o Parlamento para se esconder. "Grande dia, hein galera? Atentados contra à democracia não podem ser exercidos usando a importante imunidade parlamentar como escudo e a Câmara como esconderijo", disse.
Sâmia Bomfim (PSOL-SP) chamou o parlamentar condenado pelo STF de fascista. "Daniel Silveira CONDENADO!
Com 6 votos a favor da condenação, o STF formou maioria! São 8 anos e 9 meses de cadeia, mandato cassado, perda dos direitos políticos e ainda tem que pagar multa. Que fique claro: lugar de fascista é na lata de lixo da história", disse.
Fonte: O tempo.
https://www.facebook.com/123915661024322/posts/5270257479723422/
Tags
POLÍTICA