O prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar (União Brasil), afirmou que a Defesa Civil Nacional reconheceu na última quinta-feira, 5, situação de emergência no município.
A cidade foi atingida por fortes temporais nos últimos dias. Segundo o gestor, o acordo será realizado com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a ajuda deve chegar após a conclusão dos trâmites burocráticos.
O prefeito informou que as chuvas caem com menor intensidade no município. Apesar disso, no momento, cerca de 400 famílias estão em dificuldade de locomoção, mas não há registros de isolamento total.
A situação de emergência permite à administração municipal agilidade na adoção de medidas, superando burocracias, por exemplo, na liberação de recursos federais para ações de atendimento à população e serviços necessários para a recuperação de áreas afetadas por desastre natural.
Enquanto o recurso federal não chega ao município, o Governo de Goiás auxilia os moradores de Flores de Goiás. Segundo o prefeito, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) entregou mais de mil cestas básicas e 100 cobertores para o município.
Além disso, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) ampliou sua força-tarefa presente em Flores de Goiás com o envio de mais 12 máquinas – retroescavadeira, motoniveladora, rolo compactador e outras – que serão usadas para restabelecer a trafegabilidade também em rodovias municipais