Desde o dia 27 de janeiro a população do Distrito Rosário (BA) vem sofrendo com a falta de água nas torneiras. Como já relatamos aqui, a bomba de abastecimento da central de distribuição queimou e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Correntina) não possui bomba reserva.
A Rádio Rosário FM entrou em contato nesta terça-feira, 07/02, com o senhor Juarez Rocha, Diretor do SAAE, ele nos informou que no dia 31/01 a bomba foi encaminhada para conserto com empresa especializada, porém, de acordo com relatório técnico, a mesma teve perca total.
O relatório aconselhou também que se fizesse uma vistoria no poço artesiano pois, não é normal queimar duas bombas em um período tão curto (outra bomba do sistema já havia queimado há cerca de 7 meses). Ainda de acordo com informações do Diretor, o SAAE contratou outra empresa para fazer uma perfilagem óptica, higienização do poço e instalação de equipamentos (motor, bomba e painel).
Juarez nos informou que a previsão é que o fornecimento de água seja normalizado ainda essa semana, ele também disse que o sistema passará a contar com um conjunto de bomba reserva para casos de problemas na bomba principal. O Diretor relatou à Rádio Rosário FM a dificuldade que o SAAE teve na contratação da empresa para a realização dos serviços e aquisição dos equipamentos: “Quando encontramos empresa capacitada para executar os serviços, esbarrava o processo, por falta de documentos necessários da parte da empresa, para realizar contratação com o setor público, isso acabou atrasando um pouco mais o começo dos serviços”, afirma Juarez.
Desde o ocorrido a população do Rosário tem sofrido com a falta de água nas residências. Um outro poço, também do SAAE, está em funcionamento, porém ele possui uma vazão insuficiente para atender a toda a demanda, o que faz com que a maioria das casas e comércios simplesmente não sejam abastecidos pelo sistema. A Prefeitura Municipal de Correntina disponibilizou um caminhão pipa para auxiliar na distribuição de água o que, segundo relatos de moradores, não tem sido suficiente, “queremos água nas torneiras, esta situação é uma vergonha para o município”, reclamou um morador do Setor Setor Boa Vista, um dos locais mais prejudicados com a situação.
É lamentável ver um distrito tão rico e importante para a região e o estado da Bahia ter que conviver com uma situação como essa. O Rosário é hoje o maior distrito de Correntina, somos o portal de entrada do estado, temos uma importância econômica primordial para a arrecadação de tributos aos cofres públicos. Saúde, segurança e infraestrutura, são direitos básicos da população que quase não são atendidos por aqui, até quando teremos que conviver com o descaso?
Ok
Informações Rádio Rosário FM.
Tags
NOTÍCIAS