Iris de Araújo Rezende Machado, conhecida como Dona Iris, nasceu em 07 de maio de 1943, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e faleceu nesta terça-feira (21).
Iris foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, e não resistiu às complicações.
Formada em artes plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Iris se casou com o político de mesmo nome, Iris Rezende, em 1964. O casal deixou três filhos: Cristiano, Ana Paula e Adriana. Apesar de sul-mato-grossense, ela viveu a maior parte de sua vida em Goiás e recebeu o título de honorífico de cidadã goiana em 1989.
Com uma vida pública relevante, Dona Iris foi eleita pela primeira vez em 2003, quando se tornou senadora. Sua primeira candidatura, no entanto, foi em 1994, quando concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa do então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), hoje MDB, sigla a qual ainda é filiada. Ela também assumiu o mandato de senadora temporariamente entre os anos de 2005 e 2006.
Iris exerceu dois mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, entre 2007 e 2015. Também foi primeira-dama nos mandatos de seu marido Iris Rezende durante seus dois mandatos como governador e quatro como prefeito de Goiânia.
Iris de Araújo passou duas semanas internada no fim de 2022 para tratar de infecção bacteriana (pielonefrite) nos rins que evoluiu com síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). A internação ocorreu em 14 de novembro, cinco dias após a missa em memória de Iris Rezende.
Fonte: O Popular