O estudante Herbert de Oliveira da Silva, 15 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (8/3), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de #Samambaia, no #DistritoFederal, após forte reação alérgica a medicamentos.
Dois dias antes, ele havia buscado atendimento no Hospital Regional de #Taguatinga (HRT), por lesionar o #joelho em uma partida de #futebol.
O jovem foi atendido na madrugada de segunda-feira (6/3) no HRT e teria recebido analgésico para ajudar a aliviar a dor. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou o caso e, em nota, informou que o paciente “chegou à unidade de saúde com contusão no joelho e leve escoriação na área”.
A pasta acrescentou que o jovem recebeu “medicamento padrão para dor”, mas não informou qual seria o remédio. Na manhã seguinte, segundo a família de Herbert, o jovem apresentou reações ao insumo. “Quando ele acordou, reclamava de dor no peito”, contou a mãe de Herbert, Ana de Oliveira, 48. “Ele estava se coçando. A pele empolou, e ele foi tomar banho para passar”.
Eles esperaram um dia e recorreram à UPA de Samambaia, quando o adolescente apresentou piora. Na ocasião, o adolescente também se queixava de dor no tórax e vomitou.
O paciente recebeu classificação de prioridade laranja, o que indica “muita urgência”, e à medida que o atendimento seguia, a situação de Herbert piorava, segundo a família. Uma hora após receber atendimento, Herbert não resistiu. A certidão de óbito detalha que a causa da morte se deu por “insuficiência respiratória, choque anafilático e pneumonia”.
A família registrou boletim de ocorrência na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), e o corpo do jovem passará por exames periciais, para apuração da causa da morte.
➡️ Leia mais no metropoles.com
Tags
NOTÍCIAS