Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília |
Obra de R$ 33 milhões beneficiará cerca de 30 mil motoristas que circulam pela região norte do Distrito Federal; etapa de escavações está avançada e já dá forma ao projeto
Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira
As obras do Viaduto do Itapoã seguem avançando e atualmente estão nas etapas finais do processo de escavação das trincheiras e da pavimentação das alças de acesso. Com um investimento de R$ 33 milhões, o complexo viário beneficiará cerca de 30 mil motoristas do Itapoã, Paranoá e de outras regiões localizadas na parte norte do Distrito Federal, como Sobradinho e Planaltina.
O superintendente de Obras do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante, destaca o andamento da construção. “Estamos realizando a escavação das trincheiras [que resultará na via inferior do viaduto], que já está bastante avançada para darmos início à pavimentação e finalização das alças laterais. A partir daí, seguimos para os acabamentos. Quando concluído, o viaduto eliminará um congestionamento histórico na região”, revela. O DER é responsável pela execução da obra.
Os trabalhos já passaram pela fase de fundação do solo e construção dos pilares que dão sustentação ao elevado, com a estrutura de concreto já concluída. A escavação é feita no modo invertido, técnica também utilizada no Túnel Rei Pelé, em Taguatinga.
O viaduto terá dois níveis: o de baixo, com acesso entre Sobradinho e a Barragem do Paranoá, e o de cima, entre a região de condomínios e o Lago Norte. Tanto a parte de baixo quanto a de cima terão três faixas em cada sentido. Além disso, haverá nove alças de acesso para o viaduto. A obra gerou 400 empregos diretos e indiretos.
A obra já passou pela fase de fundação do solo e construção dos pilares que dão sustentação ao elevado, com a estrutura de concreto já concluída.