Docente do Senac ensina como fazer um dos doces mais amados do Brasil.
O doce típico brasileiro é uma influência da culinária portuguesa e da cultura africana. De acordo com Silvia Cussiol, docente de gastronomia do Senac, pela parte portuguesa, a receita chegou ao Brasil durante o período Brasil Colônia, cuja época tinha a economia fortemente ligada à cana-de-açúcar.
Já, do lado africano, de acordo com a história, um escravo substituiu o queijo pelo coco, quando a receita do doce chegou ao Brasil. “A diferença entre a Queijadinha e a Queijada Portuguesa é, então, exatamente a inclusão do coco ralado e, atualmente, o queijo foi reintegrado em muitas receitas e o doce passou a ser composto por queijo e coco, em uma mistura deliciosa”, explica
Mas como a gastronomia mistura diversos sabores, ainda é possível encontrar receitas que utilizam outros ingredientes como baunilha e até mesmo leite condensado, o que deixa o famoso doce ainda mais cremoso. “É um doce extremamente fácil e rápido de preparar, por isso, pode até mesmo se tornar fonte de renda de diversas famílias, que podem fazer o doce e comercializar”, salienta.
Receita de Queijadinha Cremosa
Ingredientes
° 4 gemas
200 gramas de coco ralado
° 150 mililitros de leite
° 1 lata de leite condensado
° 100 gramas de queijo parmesão ralado
Raspas de meio limão
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque as gemas, as raspas do limão, o leite, o leite condensado e mexa bem. Adicione o queijo parmesão ralado e coco ralado e incorpore. Coloque as forminhas de papel para queijadinha dentro de uma assadeira de alumínio para cupcake.
Distribua a massa nas forminhas de papel enchendo até a superfície. Leve para assar em banho-maria em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos. Retire do forno e do banho-maria, e deixe esfriar antes de servir.
Tags
RECEITAS