Espera-se que a nova instalação de 3.926 metros quadrados acomode 14 tradutores e “permitirá maior colaboração e fornecerá aos tradutores os recursos de que precisam em um local centralizado”.
Isso foi contido em uma declaração assinada pelo porta-voz local das Testemunhas de Jeová, Endurance Ologe, cujas cópias foram disponibilizadas aos jornalistas em Warri na terça-feira.
O povo Isoko é um dos grupos étnicos da Nigéria e está estabelecido principalmente na região do Delta do Níger.
A declaração observou que “o propósito da instalação é superar as barreiras linguísticas fornecendo às pessoas publicações educacionais e baseadas na Bíblia na língua isoko.
“Esta iniciativa de tradução de publicações gratuitas beneficia toda a área porque permite que as informações estejam disponíveis na língua Isoko
A declaração diz, em parte, "Isso contribui para o desenvolvimento e educação de aproximadamente 700.000 falantes de isoko na Nigéria, bem como auxilia na preservação da língua. As Testemunhas de Jeová estão animadas com essa contribuição linguística para a sociedade.
" O povo Isoko é um dos grupos étnicos da Nigéria. Eles estão principalmente estabelecidos na parte do Delta do Níger do país. Das mais de 8.800.000 Testemunhas de Jeová em todo o mundo, mais de 400.000 residem na Nigéria.
“Desde 1958, o difícil trabalho de tradução do Isoko tem sido realizado por um grupo talentoso de voluntários locais – a maioria falantes nativos – para garantir a mais alta qualidade de tradução possível.
“Ao contrário do software de tradução automática, os tradutores consideram todos os aspectos diferenciados da cultura para obter uma tradução clara e natural.
“Até agora, a equipe concluiu a tradução de centenas de livros impressos, bem como da Bíblia Isoko, brochuras e publicações em áudio, além de publicações digitais e em vídeo que podem ser baixadas, sem custo, do site oficial das Testemunhas de Jeová, www.jw.org
Fonte: https://punchng.com/