Em postagens de uma conta privada no Instagram, o homem chegou a provocar a segurança pública, recomendando um aumento de até "400 vezes" na vigilância.
Neste domingo, 29 de dezembro, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, acusado de planejar um atentado em Brasília. A captura ocorreu na BR-020, próximo ao trevo do distrito de Rosário, em Correntina, no oeste da Bahia. O investigado estava como carona em um caminhão e foi interceptado durante uma operação que contou com apoio aéreo de helicópteros da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento.
Lucas, corretor de imóveis natural de Fortaleza (CE), havia utilizado redes sociais para divulgar ameaças que levantaram alerta das autoridades. Ele afirmou que pretendia realizar ataques violentos na capital federal, incluindo ações descritas como “banho de sangue” e “ataque cirúrgico”. Em postagens de uma conta privada no Instagram, o homem chegou a provocar a segurança pública, recomendando um aumento de até "400 vezes" na vigilância.
De acordo com as investigações, ele também mencionou que sua “missão” estava ligada a uma promessa feita a uma “garota” e a outras pessoas, sugerindo uma motivação pessoal ou emocional para os atos planejados.
O mandado de prisão temporária foi expedido pela Justiça ainda no sábado (28/12), possibilitando que a PCDF agisse rapidamente para evitar qualquer tentativa de concretização dos planos do acusado.
Atualmente, Lucas Ribeiro Leitão está sob custódia da PCDF, à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento para apurar outros possíveis envolvidos ou conexões do suspeito, além de reunir mais elementos que possam esclarecer detalhes do caso.
Essa ação reforça o comprometimento das forças de segurança em identificar e neutralizar potenciais ameaças à ordem pública e à segurança nacional.
Tags
NOTÍCIAS