Imagens de uma cabeça ou tromba d’água na cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante, região da Chapada dos Veadeiros, divulgadas nesta semana são impressionantes. Chama atenção o volume de água passando pelo local. As cenas foram publicadas no perfil no Instagram de uma guia turística da região.
A filmagem mostra a torrente descendo pelas pedras e aumentando em poucos segundos a quantidade de água que passa pelo local. O registro foi feito em 4 de janeiro.
A guia turística Aline Kalunga foi quem flagrou a tromba d’água no local. Ela conta que nesse dia já havia chovido bastante na nascente da cachoeira. “A gente já sabia que a momento podia dar tromba d’água, então já começamos a prestar atenção. O guia também já é para isso, para ficar atento e dar orientação ao turista. Ela começa sujando e depois vai aumentando o fluxo de água”, comenta.
Conhecida pela água cristalina de cor azul-turquesa, a cachoeira Santa Bárbara é uma das mais famosas da Chapada dos Veadeiros. A atração fica localizada no Engenho II do Quilombo Kalunga (maior quilombo remanescente do Brasil).
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região nordeste de Goiás, é um dos destinos turísticos mais procurados do estado e um dos preferidos do Brasil.
Nos meses mais chuvosos do ano na região central do Brasil (normalmente entre outubro e abril) são comuns esses tipos de ocorrências. Não são raros os casos de acidentes.
O fenômeno ocorre quando a água se acumula na cabeceira do rio ou da nascente, provocando uma enchente repentina.
No parque, inclusive, antes de ser iniciada uma trilha é feito um curso de treinamento rápido a respeito dos riscos. A recomendação é sempre que o visitante esteja atento ao céu, caso observe que esteja chovendo acima do local onde está, sempre deve ser evitada a permanência nas cachoeiras e cânions.