Los Angeles sofre com incêndios naturais (Foto: Josh Edelson / AFP) |
O fogo avançava sem controle pelas colinas próximas ao lago Castaic, e se propagou por mais de 3 mil hectares em pouco mais de seis horas. As chamas são avivadas pelos ventos fortes e secos que costumam atingir a Califórnia nesta época do ano, que ganharam intensidade nesta semana na região, espalhando as colunas de fumaça e brasas.
Autoridades emitiram ordens de evacuação que impactam 31 mil pessoas na região, que fica cerca de 60 km ao norte de Los Angeles.
"Estávamos passeando com os animais no entorno dessa colina e observei um pouco de fumaça. Em menos de cinco minutos, ela se tornou a maior coluna de fumaça que já vi. Do nada, ficou tudo escuro", contou um morador ao canal de TV KTLA. Cerca de 2 mil estudantes foram retirados de estabelecimentos de ensino na região, informou o superintendente escolar de Castaic, Bob Brauniesen.
Dana Dierkes, da Floresta Nacional de Angeles, disse ao KTLA que as condições meteorológicas têm um papel crucial na propagação do novo incêndio no sul da Califórnia, que atravessa um começo da temporada de chuvas muito seco. "É um incêndio fortemente propagado pelo vento. Avança muito rapidamente", ressaltou.
"Clima perigoso", alertou o Serviço Nacional de Meteorologia em suas redes sociais, prevendo rajadas de vento de 80 a 100 km/h nas próximas horas.
'Devastação'
Uma rodovia que liga a região a Los Angeles foi fechada devido ao avanço das chamas.
O departamento do xerife do condado de Los Angeles pediu que os cidadãos acatem imediatamente as ordens de evacuação. A TV local exibiu imagens da polícia pedindo à vizinhança que deixasse a região.
Quatro penitenciárias abrigam cerca de 5 mil pessoas na região, destacou a União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu). "Pedimos aos supervisores do condado que orientem o departamento do xerife a organizar imediatamente o transporte necessário para evacuar as prisões."
Bombeiros do condado de Los Angeles e do departamento florestal combatiam as chamas em terra, enquanto outras equipes atacavam pelo ar, com helicópteros e outras aeronaves.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, informou que reforços estaduais foram enviados. "Continuaremos monitorando a situação", publicou no X.