525 Testemunhas de Jeová foram condenadas na Rússia desde que o grupo foi banido como “extremista” em 2017

Suprema Corte da Rússia. Foto: Wikimedia Commons

No 8º aniversário da decisão da Suprema Corte Russa de designar as Testemunhas de Jeová como uma "organização extremista", a organização de direitos humanos Memorial publicou novos dados sobre a perseguição do Kremlin ao grupo religioso. De acordo com os cálculos da Memorial , um total de 904 pessoas foram alvo de perseguição por sua filiação às Testemunhas de Jeová em toda a Rússia. Destas, 525 já receberam sentenças criminais, enquanto outras 242 permanecem sob investigação ou aguardam julgamento. 


Até o momento, 607 Testemunhas de Jeová estão sob processo ativo pelas autoridades russas. Destas, 184 estão privadas de liberdade — mantidas em centros de detenção preventiva, colônias penais, unidades correcionais ou em prisão domiciliar. O Memorial reconhece esses indivíduos como presos políticos. 


Dez Testemunhas de Jeová morreram durante a investigação, o julgamento ou enquanto cumpriam suas penas. O caso mais recente conhecido é o de Valery Baylo, de 67 anos, que faleceu em 21 de março de 2024, no Centro de Detenção Provisória nº 3, em Novorossiysk. Segundo seu advogado, Baylo teve atendimento médico negado, apesar de apresentar graves problemas de saúde.
As mulheres representam 25% dos perseguidos. No total, 225 mulheres enfrentaram medidas repressivas devido ao seu envolvimento com comunidades de Testemunhas de Jeová. 


Em 2017, a Suprema Corte da Rússia declarou o Centro Administrativo das Testemunhas de Jeová na Rússia uma organização extremista. Todos os grupos religiosos associados foram posteriormente banidos, desencadeando uma repressão generalizada contra os seguidores da fé. 


Em 7 de junho de 2022, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) decidiu que a proibição russa de organizações de Testemunhas de Jeová e a perseguição de seus membros violavam a Convenção Europeia de Direitos Humanos. "O tribunal considerou que a definição de 'extremismo' era excessivamente ampla na legislação russa e havia sido utilizada indevidamente para processar fiéis ou ministros religiosos com base apenas no conteúdo de suas crenças", decidiu o TEDH.
Fonte: https://theins.ru/en/news/280802?fbclid=IwY2xjawJ2FS5leHRuA2FlbQIxMQABHnyquYh2gnbvwzA1snTcaz5Zh8kEPup23xSIY-CXWgtfNkAScfbDJtn1iar8_aem_vFKCgjZgSu4J8_DhhH8-dA

Blog Francisco Figueiredo

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem