Por
Juan Ronaldo OLUY NKA
Revista Real EG Sociedad
A suspensão é por “desacato à autoridade”. A medida ocorre após a ausência desta denominação religiosa no evento do Dia Nacional de Oração. A igreja argumentou que “participar do diálogo inter-religioso e aderir a outras religiões seria considerado um jugo espiritual, pois poderia comprometer a fé cristã”.
O Ministério da Justiça, Culto e Direitos Humanos emitiu a Resolução nº 15/2025, de 15 de abril, que “suspende temporariamente todas as atividades da denominação religiosa Testemunhas Cristãs de Jeová”.
A suspensão é por “desacato à autoridade”. A medida ocorre após a ausência desta denominação religiosa do evento do Dia Nacional de Oração, realizado em 6 de abril no salão de conferências de Sipopo, que contou com a presença do Chefe de Estado Obiang Nguema Mbasogo.
A igreja enviou sua posição ao ministério, argumentando que “participar do diálogo inter-religioso e aderir a outras religiões seria considerado um jugo espiritual, pois poderia comprometer a fé cristã”
O ministério descreveu a declaração como uma "declaração de rebelião" e uma "falta de consideração pelas leis da Guiné Equatorial", o que levou ao fechamento temporário das igrejas das Testemunhas de Jeová em todo o país.
Segundo o documento, a igreja poderia ter cometido o crime de "desrespeito à autoridade" ao não participar desta celebração legalmente estabelecida, onde o primeiro domingo de abril de cada ano é instituído como o Dia Nacional de Oração na Guiné Equatorial.
Em sua resolução, publicada na mídia nacional, o ministério ressalta que "a atuação de todas as denominações religiosas deve pautar-se nos princípios de manutenção da paz e da harmonia, assegurando a coexistência da ação governamental e das associações religiosas, respectivamente".
Não apenas essa suspensão foi adotada, mas o departamento indicou que o caso será encaminhado ao Ministério Público, registrando assim uma queixa pública contra as Testemunhas de Jeová por "desacato à autoridade e insubordinação".
Fonte: https://realequatorialguinea.com/
Tags
RELIGIÃO